segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A história de Sméagol/Gollum

Olá! Bom, hoje nós iremos contar um pouco da história de Sméagol/ Gollum, da saga de O Senhor dos Anéis, que muitos podem não conhecer ainda. Essa personagem é apresentada como um importante vilão cômico e é muito mais importante do que alguns podem imaginar.


O povo de Sméagol, como Gollum era chamado antigamente, vivia nos Campos de Lis. Eram descendentes da linhagem hobbit dos Grados. Sméagol nasceu na primeira metade do século, era membro de uma respeitada família. No dia do seu aniversário, por volta de 2463 da terceira era, Sméagol foi pescar com seu primo Déagol. Déagol foi puxado para a água por um peixe e emergiu com um anel de ouro. Ambos contemplavam o “um anel”, pertencente a Sauron, o Senhor das Trevas, que havia sido perdido durante a morte de Isildur na batalha dos Campos de Lis muito tempo antes. O desejo de Sméagol pelo Anel levou-o a matar Déagol. Ele escondeu o corpo e ninguém jamais descobriu o que aconteceu. Sméagol descobriu os poderes do “um anel” ainda sob o teto de sua avó e com o tempo, os atos dele começaram a refletir em sua família, que o desprezava cada vez mais. Sua garganta começou a fazer um barulho muito característico, o que lhe rendeu o apelido “Gollum”. Finalmente, a avó de Sméagol o expulsou de seu lar. Ele vagou ao norte pelas bordas de Anduin, sem destino. 


Seu corpo sofreu alterações significativas e com o tempo, começou a odiar a luz do sol, buscando lugares cada vez mais escuros. Se refugiou nas Montanhas Sombrias, e ali sofreu mudanças físicas: sua pele perdeu cor e textura, os membros ficaram desproporcionais, os cabelos caíram e os olhos dilataram muito. A mente de Gollum foi consumida pelo “um anel”, mas não destruída. O “um anel” prolongou sua vida e Gollum viveu por cerca de 500 anos com o ele nas montanhas, se alimentava basicamente de peixe cru, e alguns orcs que viviam por ali. O “um anel” possuía vontade própria, quando Gollum deixou de lhe ser útil, ele simplesmente o abandonou, no ano de 2941 da terceira era, quando uma comitiva formada por 13 anões, um mago e um hobbit explorava as Montanhas Sombrias. E foi assim que Bilbo Bolseiro encontrou o “um anel”. Gollum propôs um jogo de adivinhas onde se ele vencesse, poderia devorar Bilbo e ficar com o “um anel”; se Bilbo vencesse, Gollum lhe mostraria a saídaGollum falhou, perdendo o jogo e Bilbo fugiu da caverna. Gollum foi capturado e levado para Barad-dûr, onde foi interrogado e torturado por asseclas do Senhor das Trevas. Sauron queria informações sobre o “um anel”. Finalmente, após torturas extremas, Gollum revelou os nomes “Bolseiro” e “Condado”, mas fez todos acreditarem que o Condado ficava nos Vales do Anduin. 


Após sair de Mordor, ele passou a seguir a Sociedade do anel, afim de obter seu “precioso” já que Frodo Bolseiro era o novo portador do “um anel”. Frodo e seu amigo Sam o encontram e o fazem prisioneiro, Gollum então, muito espertamente, diz que pode lhes servir como guia até Sauron. Os hobbits aceitam a oferta mas no meio no caminho Gollum com sua dupla personalidade planeja matá-los. Durante o caminho para Mordor, Frodo tenta ajudar Gollum a ser bom e por um tempo ele consegue fazer sua metade boa prevalecer, mas depois de um desentendimento com Sam, ele volta a ser traiçoeiro e cruel. Em uma briga, Frodo joga Gollum de um penhasco e este sobrevive. Já na Montanha da Perdição, Gollum arranca o dedo indicador esquerdo de Frodo e com ele o seu tão desejado anel. Abalado com a emoção, Gollum se desequilibra e cai na lava junto com seu precioso. No final das contas, foi por causa de Gollum que Sauron foi destruído para sempre a Terra Média foi salva.

E isso é tudo pessoal, esperamos que tenham gostado! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário