sábado, 7 de março de 2015

O velho Tom Bombadil é mesmo bom camarada (T.B em LoTR)

Olá! Como vão? Hoje nós vamos falar sobre a participação de Tom Bombadil no primeiro livro de O Senhor dos Anéis. Apesar de não aparecer nas adaptações de Peter Jackson, Tom é bem importante. 



  • A descrição de Tom Bombadil 
A descrição que temos de Tom nos dá uma imagem bem parecida com a que vemos acima: "De qualquer modo, era grande e pesado demais para ser um hobbit, embora não alto suficiente para ser uma pessoa grande; (...) pisando forte com grandes botas amarelas que lhe cobriam as pernas grossas (...) Vestia um casaco azul e tinha uma longa barba castanha; os olhos eram claros e azuis, o rosto vermelho como uma maçã madura, mas que se franzia em inúmeras rugas provocadas pela sua risada"; e Tom vivia cantando "O velho Tom Bombadil é mesmo bom camarada; Azul-claro é sua jaqueta, a bota é amarelada"; 

  • Quem ele é
Bem, ao certo nós não sabemos, porém diz-se que ele é o Senhor das florestas, das águas e das colinas. O Anel não exerce poder sobre ele. Tem como senhora Fruta d'Ouro
          → Sobre Fruta d'Ouro: lê-se "Os longos cabelos loiros caíam em cachos sobre seus ombros; o vestido era verde, verde como juncos novos, salpicado de prata como gotas de orvalho; o cinto de ouro parecia uma corrente de lírios-roxos, presa por botões azuis de miosótis (...) 'Sou Fruta d'Ouro, Filha do Rio'"; não sabe-se exatamente a qual raça ela pertence, porém o livro diz que Frodo "estava maravilhado como já tinha ficado em outras ocasiões, ao ouvir belas vozes élficas; mas o encanto (...) era diferente: menos agudo e grandioso, mais profundo e próximo dos corações mortais"


  • O que ele fez no livro (A Sociedade do Anel)
Tom Bombadil salvou os nossos quatro queridos hobbits duas vezes. Primeiro quando o Velho Salgueiro-Homem cinzento quase "engoliu" Pippin e Merry e afogou Frodo no Voltavime. Depois de tê-los ajudado com o Salgueiro-Homem, os recebeu em sua casa onde vivia com Fruta d'Ouro, sua senhora. Lá lhes contou histórias, ouviu histórias e soube para onde Frodo ia. Tom pediu para ver o precioso Anel e Frodo entregou-o imediatamente a Tom que "ergueu-o na altura dos olhos e riu (...) Depois Tom colocou o Anel na ponta de seu dedo mínimo (...) Por um momento, os hobbits não perceberam nada de estranho a respeito disso. Então ficaram pasmos. Nenhum sinal de Tom desaparecer".
Depois de ficarem dois dias na casa de Tom, os quatro hobbits seguiram viagem. Passaram pelas Colinas dos Túmulos, onde na neblina e na escuridão, os quatro se dispersaram e Frodo viu-se sozinho. Viu uma figura escura se inclinar sobre ele "então alguma coisa o prendeu, mais forte e mais fria que ferro; o toque frio congelou seus ossos, e ele perdeu os sentidos". Quando acordou, percebeu que estava num túmulo, tinha sido pego por uma das Criaturas Tumulares. Ao pensar que tivesse chegado ao fim de sua aventura, Frodo renovou as forças. Ao lado viu deitados Sam, Pippin e Merry. "Então lembrou-se da rima que Tom tinha lhe ensinado (...) Ei! Tom Bombadillo, Tom Bombadil! Na mata, na colina ou junta a margem do rio, no jogo, ao Sol e à Lua, ouve agora nossa voz! Vem, Tom Bombadil, que no aperto estamos sós!"; Depois de um momento em silêncio, ouviu Tom cantando. Após um som retumbante, o túmulo foi iluminado pela luz do sol. 
Depois de Tom ter salvo os hobbits pela segunda vez, acompanhou-os até os limites de sua terra, antes da aldeia de Bri.


Fonte: Todas as informações foram retiradas do primeiro livro de O Senhor dos Aneís, A Sociedade do Anel.

Um comentário: